Você sabia que existe um dia do voluntário? Ações sociais e filantrópicas são de extrema importância e para estimulá-las por meio do trabalho voluntário foi criado o dia do voluntário. Acompanhe o artigo para saber mais!
Como surgiu o dia do voluntário?
O Dia Internacional do Voluntário surgiu para reconhecer e celebrar o importante papel desempenhado pelos voluntários em todo o mundo. Este dia foi estabelecido em uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 e é comemorado anualmente em 5 de dezembro.
Mas, o que é um voluntário e qual papel ele desempenha?
Resumidamente, conforme a ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou de outros campos”.
Sobre o papel do voluntário, no ano 2000, a própria ONU observou os principais problemas da humanidade e estabeleceu quais deveriam ser as principais áreas de trabalho voluntário a serem estimulados, essas área foram nomeadas como os 8 objetivos do milênio:
- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
- Atingir o ensino básico universal;
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde materna;
- Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças;
- Garantir a sustentabilidade ambiental;
- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
Qual o dia do voluntariado no Brasil?
No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto. Esta data foi instituída por meio da Lei Federal nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. O objetivo do Dia Nacional do Voluntariado é reconhecer e valorizar o trabalho voluntário e suas contribuições para a sociedade brasileira.
Neste dia, muitas organizações, grupos e indivíduos realizam ações de voluntariado, eventos e atividades para promover o engajamento cívico e inspirar mais pessoas a se envolverem em atividades voluntárias em prol do bem-estar da comunidade e do país como um todo. É uma oportunidade para destacar o papel fundamental que os voluntários desempenham na construção de uma sociedade mais solidária e justa.
Benefícios do voluntariado
O voluntariado é uma peça fundamental para sociedade, ajuda a melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações como doação de alimentos, roupas e brinquedos, assistência social, educação e saúde. Também contribui para a promoção da inclusão social e da cidadania, ao promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.
Mas, não são somente as pessoas em situações de vulnerabilidade que são beneficiadas pelo trabalho voluntário. Quem pratica ações de voluntariado também conta com diversos benefícios:
- Sentimento de realização pessoal;
- Oportunidade de fazer a diferença na comunidade;
- Desenvolvimento de novas habilidades e experiências;
- Fortalecimento de redes sociais e conexões interpessoais;
- Melhora na saúde mental e bem-estar emocional;
- Contribuição para causas e valores pessoais;
- Ampliação da perspectiva e empatia;
- Potencial para adquirir experiência profissional;
- Sentimento de pertencimento e propósito na vida;
- Envolvimento ativo na construção de um mundo melhor.
*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.